Fotos: Gabriel Haesbaert
Das cerca de 300 residências do Distrito de Passo do Verde apenas 25 famílias moram no local de forma definitiva
Devido às chuvas dos últimos dias, o volume de água fez com que o nível dos rios subisse na Região Central. No distrito do Passo do Verde, em Santa Maria, o Rio Vacacaí está oito metros acima do nível normal. Das 300 residências do local, a água ainda não invadiu as casas, mas, em algumas, já está no pátio. A boa notícia é que, de acordo com a previsão do tempo, o sol deve voltar a brilhar nesta terça. Mesmo assim as Defesas Civis do Estado e do município estão em alerta nas próximas 48h.
- Na nossa Regional Centro, que abrange 54 municípios, a situação é tranquila. O nível do rio está alto, mas dentro da normalidade. Temos que observar as próximas 48 horas, pois, nesse período, é que começa a descer a água da Fronteira-Oeste. Então, requer um pouco mais de cuidado - explicou o coordenador Regional da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Gerson Freitas Marques.
Audiência de conciliação entre moradores da Vila Resistência e prefeitura termina sem acordo
O bombeiro aposentado Sergio Dornelles também está monitorando a situação, é ele quem dá assistência aos moradores e comunica a Defesa Civil em casos mais graves. Segundo ele, de quinta a domingo, choveu 130 milímetros na cidade.
- Quando chove mais de 100 milímetros, a gente já começa a se preparar e levantar as coisas. Desta vez, a chuva não nos preocupa tanto, mas a água está no pátio e estava subindo 10 cm a cada 3h. Essa é a primeira vez que chove bastante no ano, os meses de setembro, outubro e novembro são os que mais preocupam - contou Dornelles, que mora há 11 anos no local.
Preocupados com a situação, na tarde desta segunda-feira, o mecânico Volmar Pereira Pilar e a esposa,Raquel da Silva Pilar, 41, foram até a casa deles, no interior, para organizar e levantar algumas coisas.
- A casa tem dois pisos, mas, mesmo assim, eu estava preocupada. A gente costuma vir para cá nos finais de semana e no verão.. Mas temos que estar preparado, imagina perder tudo disse Raquel.
Volmar comentou que, se chovesse mais uns 40 milímetros, a água atingiria a residência.
Polícias rodoviárias apontam os trechos mais esburacados das principais rodovias da região
NA REGIÃO
Em São Gabriel, o nível do Rio Vacacaí já está baixando, mas, de acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras do município, Ricardo Barbosa Jr, chegou a 6,5 metros acima do nível normal.
- Em quatro dias, o acumulado de chuva chegou a 80 milímetros. Três casas foram atingidas pela água, duas famílias ficaram desalojadas e foram para a casa de parentes, uma já voltou. Uma delas não quis sair e casa por questões de segurança - falou Ricardo.
Já em Rosário do Sul, nenhuma família precisou sair de casa. O Rio Santa Maria está 2,5 metros acima no nível normal. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Iran Najar, a preocupação maior é quando o nível chega há 6 metros - até a tarde de ontem estava em 4,95 metros.
A Defesa Civil de Santa Maria recebeu dois chamados. Um deles na Estrada Angelin Bortoluzzi. O outro, no Bairro Itararé, o rompimento da canalização alagou a garagem de um morador da Rua Henrique Zappe.